Procedimentos em Atrasos e Cancelamentos de Voos

Tempo de Leitura estimado: 3 minutos
Painel de aeroporto com voos atrasados e cancelados

Índice

Viver a antecipação de uma viagem, seja de negócios ou lazer, é sempre um momento excitante. Contudo, é crucial conhecer os Procedimentos em Atrasos e Cancelamentos de Voos. A emoção pode rapidamente transformar-se em frustração quando se é confrontado com tais imprevistos. Em Portugal, encontrará procedimentos específicos que, consequentemente, podem ajudar-lhe a mitigar os inconvenientes causados por tais imprevistos. Neste artigo quero orientar os passageiros sobre as etapas essenciais a seguir quando confrontados com estas situações indesejáveis.

Comunique-se com a Companhia Aérea

A primeira coisa a fazer é entrar em contacto com a companhia aérea, seja no aeroporto ou por telefone (se possivel, logo pelo aeroporto). Mas se for por telefone, não se esqueça de tomar nota do protocolo do atendimento. Informe-se sobre o motivo do atraso ou cancelamento e pergunte o que a empresa pode oferecer como compensação ou alternativa. Nesta fase, é crucial solicitar a “Declaração de Contingência”, que é um documento que detalha a razão do atraso ou cancelamento do voo.

Registe Todos os Detalhes

Mantenha um registo detalhado de todas as comunicações e transações com a companhia aérea. Além disso, guarde todos os documentos relacionados à sua viagem, como bilhetes, protocolos de atendimento, e-mails e despesas. Por fim, se possível, fotografe o painel de informações do aeroporto que mostra o estado do seu voo e faça um video detalhando os inconvenientes decorridos desse atraso/cancelamento.

Reclamação à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)

Em caso de recusa de embarque, colocação em classe inferior ou atrasos consideráveis, pode e deve apresentar uma reclamação à ANAC. Esta autoridade é responsável por garantir os direitos dos passageiros em Portugal.

Solicite um Comprovativo de Atraso ou Cancelamento

Para justificar a ausência em compromissos, o melhor é solicitar um comprovativo que ateste o atraso ou cancelamento do voo. Nesse sentido, algumas companhias aéreas, como a TAP Air Portugal, oferecem-lhe facilidades para obter este documento através de canais de auto atendimento.

Calculadora, euros e bilhete de avião na mesa

Explore Opções de Reembolso e Indemnização

Se o atraso for a três horas ou o voo for cancelado, explore as opções de reembolso e indemnização. Os valores das indemnizações podem variar, podendo chegar até aos 600€, especialmente se a distância do voo for superior a 3500 km.

Conclusão

Atrasos e cancelamentos de voos podem ser frustrantes, mas seguindo os Procedimentos em Atrasos e Cancelamentos de Voos, é possível minimizar o impacto destes contratempos. Ao seguir estas etapas, estará mais preparado para lidar com qualquer inconveniente de viagem e garantir que os seus direitos como passageiro sejam respeitados e atendidos.

Picture of Ricardo Amorim
Ricardo Amorim
🌍 Ricardo Amorim, português apaixonado pelo Nordeste brasileiro desde que se mudou para o Brasil em 2011. 💑Casado com uma mulher incrível e pai de dois filhos👨‍👩‍👦‍👦, temos explorado as maravilhas do Nordeste e suas delícias gastronômicas. Este blog é o meu espaço para compartilhar nossas experiências e dicas. 🌟

Compartilhar

Deixe um comentário

Compartilhar

Veja Mais:

Espaço tranquilo e inspirador para 'Férias não são para mim', unindo lazer e natureza.

Férias não são para mim

Neste artigo, vamos mergulhar numa reflexão profunda sobre o conceito de férias. Sob o título provocativo “Férias não são para mim”, convidamo-lo a repensar o

Fale Conosco

Estamos à disposição para qualquer dúvidas e sugestões.

Assine a nossa Newsletter

Preencha os campos abaixo